quem somos

Mário Abel
Mário Abel tem a licenciatura de Actor-Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema desde 2012. No IMPROVISO, teve formação com Gustavo Miranda (OS BARBIXAS/Commedia à la Carte) e Daniel Nascimento (OS BARBIXAS), com Omar Argentino (IMPROTOUR), Laura Doornerweerd (IMPRO AMSTERDAM) e Stephanie Jacob (The PIT-NYC) entre outros. Participou como improvisador convidado nos festivais IRREVERENTE (FESTIVAL INTERNACIONAL DE IMPROVISO DE LISBOA) em 2022, 2024 e 2025. Co-criou e co-fundou o grupo de comédia de improviso IMPROVISTO, em 2014. Em 2016 co-criou e co-produziu o NIM - FESTIVAL NOITES IMPREVISTAS, um festival em Queluz dedicado ao melhor da comédia de improviso em Portugal. Foi professor/improvisador convidado do festival ImproTresk (Impro BRNO, Rep, Checa). Trabalha regularmente com o improviso corporativo, dando formações e facilitando acções de formação através da partilha e insights proporcionados pelo teatro de improviso, e como actor em role plays para treino emocional, contando como clientes principais o GRUPO PESTANA, PWC e HOSPITAIS LUSÍADAS, e trabalhou em Madrid, Barcelona, Berlim, Londres, Amsterdão, Nova Iorque, Orlando e Miami. Mais recentemente, na margem Sul, deu um workshop de improviso no CEA, e aulas de Teatro de Improviso na escola ArteViva no Barreiro.

Ana Sofia Santos
Mestrado em Teatro e Comunidade e Licenciatura em Actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Frequentou o curso de Artes do Espetáculo na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e concluiu o curso de Formação de Actores no Espaço Evoé. Desde 2008, atriz, encenadora e produtora de espetáculos para a infância com a Associação Cativar e atriz em espetáculos do Teatro Alternativo e da companhia Cepa Torta. Desde 2016, atriz em Leituras Encenadas dos com o Teatro Maizum. Desde 2004 trabalhou profissionalmente com os encenadores Pablo Fernando, Susana Cecílio, Ricardo Gageiro, Júlio Martín da Fonseca, Luca
Aprea, João Lourenço, Henrique Félix, entre outros. É formadora de teatro e expressão dramática desde 2007, para crianças, jovens e adultos. Desde 2006, dobradora e locutora em séries e filmes de animação, imagem real e publicidade. Tem formação em dança clássica, moderna e contemporânea desde 1989, e nos últimos anos fez formação em Teatro de Improviso, Máscaras Silenciosas, Commedia Dell’Arte, Educação Artística, Teatro Participativo, Teatro Físico, entre outras.

André Sobral
Improvisador português, integra o grupo ImprovFX e atua em diferentes companhias e projetos de improviso em Portugal. É cofundador e diretor artístico do Festival Irreverente — Festival Internacional de Improviso de Lisboa, espaço que criou para aproximar a comunidade portuguesa de improviso de artistas de várias partes do mundo, promovendo espetáculos, workshops e encontros multidisciplinares. Faz também parte da rede europeia de improviso Ohana, onde colabora em residências e intercâmbios internacionais.
O seu percurso no improviso começou em 2007, durante um voluntariado europeu na Suécia, através do teatro-esporte. Desde então, vem explorando diversas linguagens artísticas — do teatro físico e da commedia dell’arte às artes marciais que também praticou — trazendo para o palco uma abordagem rica em corpo, presença e escuta.
Sempre movido por um forte sentido de comunidade, André acredita que o improviso não se limita ao palco: é um exercício de aceitação mútua, de partilha e de descoberta. Para ele, todos podem improvisar — basta encontrar as ferramentas certas e libertar-se das regras impostas pela sociedade. É essa visão que o leva a criar pontes entre improvisadores e não-improvisadores, fomentando encontros onde ideias, experiências e aventuras se transformam em criação coletiva.